Bismarck Maia anunciou aumento de 17,3% no número de visitantes de julho, em relação ao mesmo período de 2008.
Uma pesquisa sobre o perfil do turista que visitou o Ceará, via Fortaleza, encomendada pela Secretaria do Turismo do Estado e realizada pelo Instituto Brasileiro de Opinião Pública e Estatística-IBOPE, no período de 24 de julho a 2 de agosto, foi apresentada para a imprensa nesta terça-feira, 18, pelo Secretário do Turismo do Estado, Bismarck Maia.
A pesquisa foi realizada nos principais portões de saída do Estado (aeroporto e rodoviária), além de pontos turísticos da capital (Beira Mar, Praia do Futuro, Mercado Central. Dragão do Mar, Monsenhor Tabosa, Centro Turismo e Beach Park).
O secretário Bismarck Maia destacou a importância de campanhas promocionais, como o Seguro Sol e peças publicitárias publicadas em diversas mídias para mudar o perfil do turista que visita o Ceará.
Foram avaliados, dentre outros itens, o motivo da viagem, o meio de hospedagem utilizado, o transporte, o tempo de permanência, a origem do visitante e o seu gasto médio diário. Foi avaliado ainda o nível de satisfação do turista em relação à infra-estrutura e aos serviços turísticos do destino Ceará.
Dos turistas nacionais, o principal mercado emissor foi o estado de São Paulo com 24,4% dos turistas, seguido pelo Rio de Janeiro (14,4%), Pará (9,1%) e Distrito Federal, com 8,9%. Já no mercado internacional, a Itália foi o principal mercado emissor, com 31,3%, seguido de Portugal (15,2%), EUA (9,7%) e França com 9,4%.
Como resultado desta alta estação de julho de 2009, a demanda turística via Fortaleza, com 283.436 turistas, registrou o aumento de 17,3% em relação ao ano anterior. A demanda hoteleira em Fortaleza apresentou crescimento de 16,7% e a receita gerada neste período (R$ 442,8 milhões) cresceu 39,7%.
Quanto ao meio de hospedagem utilizado, a pesquisa constatou que 58,7% dos entrevistados escolheram meios de hospedagem formal (hotéis, pousadas, flats ou albergue). Em 2008, o número foi de 58,2%. Com relação à faixa etária, 61,8% dos visitantes estão entre 26 e 50 anos de idade.
Um total de 13,9% é de pessoas acima de 51 anos, e 24,3% têm idade inferior a 25 anos.
Dos turistas entrevistados, 60,3% declararam ter nível superior. O número de pessoas que viajaram com família também apresentou um aumento em relação ao ano anterior: 41,9%, em 2009 contra 38,2%, em 2008.
Sobre a motivação da viagem, 51,1% dos turistas vieram a passeio, 24,9% visita a parentes e amigos, e 12,3% para eventos. Dentre os fatores que influenciaram essa demanda estão os comentários de parentes e amigos (36,1%); já conheciam o local (30,5%) e a propaganda (13,3%). Para os que responderam o item propaganda, as revistas e a internet aparecem com 26,4%, cada, televisão (24,5%) e jornais e folhetos 9,4%, cada um.
Do total de turistas que chegou ao estado, 80,6% utilizaram o avião como meio de transporte, e 14,5% utilizaram ônibus (regular e fretado). Em 2008, 62,8% dos visitantes utilizaram o transporte aéreo.
Os resultados apresentados pelo Secretário do Turismo do Estado, Bismarck Maia, serão utilizados como ferramentas para apoiar o desenvolvimento das ações de planejamento e marketing do turismo no Ceará.