sexta-feira, 18 de setembro de 2009

Ação para o Desenvolvimento do Artesanato do Município de Caucaia

Foi realizado ontem dia 17 de Setembro de 2009, no Grêmio de Estudo e Recreio a reunião de apresentação e credenciamento de artesãos da região de Caucaia.

O enlace contou com a presença de inúmeros profissionais da área, que também ouviram a palestra do Coordenador de Marketing da Secretaria de Turismo de Caucaia, Fernando Holanda, seguido de apresentação dos Srs. Antônio Manoel da Silva Neto, Chefe do Núcleo da SEFAZ e Carlos Alberto Siqueira Pinto - gerente regional do Banco do Brasil em Caucaia e das técnicas da CEART, Annelise Cirino Coelho e Cristiane Melo que procederam com a identificação profissional para gerar a carteira profissional de artesão.

Os assuntos vigentes foram, a capacitação do profissional, por parte da CEART, a importância da documentação e tributação dos produtos, pela SEFAZ e os programas de financiamento que o Banco do Brasil, tem para o setor.

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quinta-feira, 17 de setembro de 2009

Bismarck Maia anunciou pacote de obras turísticas para o Ceará

O secretário estadual do Turismo, Bismarck Maia, deu entrevista coletiva nesta segunda-feira 14/09/2009 e anunciou um pacote de investimentos no valor de cerca de R$ 62 milhões. São obras de restauração do patrimônio histórico, recuperação e construção de rodovias, iluminação de praias, obras de saneamento básico, e a construção de portais indicativos na entrada de municípios. A verba é do Governo do Estado, Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID), Prodetur Nacional e Prodetur Nordeste.

Segundo o secretário "essas obras fazem parte da estratégia do Governo do Estado de, além de fazer a promoção, construir um novo destino, criando a infraestrutura necessária para fazer do Ceará um destino turístico de alta qualidade".


Confira o pacote:


* Portais do Ceará (R$ 2.501.093,30) – que ficarão localizados nos corredores de entrada dos municípios com temas referentes a cada região. Ao todo, 26 Portais, em todas as regiões do Estado.


* Iluminação das Praias (R$ 1.293.598,97) – Nas praias de Cumbuco (Caucaia), Paracuru, Flexeiras e Mundaú (Trairi), Iguape (Aquiraz), Majorlândia (Aracati) e Ponta Grossa ou Redonda (Icapuí). A ordem de serviço já foi dada. Ao todo, serão construídos 59 estruturas iluminantes na orla dos centros urbanos, barracas pousadas, hotéis e resorts.


* Alargamento da CE-453 (R$ 4.873.049,31) – Obras de restauração e alargamento da rodovia, no trecho de 9,2 km, entre o viaduto da CE-040 e a praia do Iguape. A obra já foi licitada.


* Novo acesso ao Cumbuco (R$ 10.371.577,80) – Três novos acessos, ligando o Cumbuco à CE-085 (estruturante). Os trechos, que somados têm 9 km de extensão, serão construídos entre a CE-085 e Tabuba, CE-085 e Lagoa do Banana, e CE-085 e Cauípe. Já foi dada a ordem de serviço para a realização das obras.


* Saneamento Cumbuco (R$ 40.356.223,32) - Saneamento básico da praia do Cumbuco. O projeto já foi enviado para licitação.


* Seminário da Prainha (R$ 1.230.000,00) – Restauro do conjunto arquitetônico formado pela Igreja Nossa Senhora da Conceição e o Seminário da Prainha, em Fortaleza. Já foi dada a ordem de serviço para a recuperação do conjunto de edificações históricas.


* Museu Sacro de Aquiraz (R$ 770.000,00) - A prioridade é a manutenção das características externas e recuperação das características originais da antiga Casa de Câmara e Cadeia. Com o restauro, o edifício ficará dotado de espaços para recepção, exposições, acervo e administração. A ordem de serviço para restauração já foi dada.

Encontro de turismo de aventura impulsiona a procura por roteiros brasileiros no exterior

Rodadas de Negócios do ABETA SUMMIT 2009 registram um aumento de 25% na participação de operadoras internacionais

O ABETA Summit 2009, Encontro Brasileiro de Ecoturismo e Turismo de Aventura, encerrado na tarde de domingo (13), em São Paulo, superou as expectativas. O evento reuniu mais de 850 pessoas de 20 países, entre especialistas do segmento, operadores internacionais, representantes do poder público e palestrantes. Durante os três dias de realização, lideranças mundiais se reuniram para debater sobre o Brasil como um destino de aventura, fazer negócios e trocar experiências.

Como prévia do Summit, o Ministério do Turismo (Mtur), por meio da EMBRATUR (Instituto Brasileiro de Turismo), promoveu viagens de familiarização para operadores internacionais em catorze destinos de Ecoturismo e Aventura de onze estados brasileiros.

As Caravanas foram essenciais para que os operadores pudessem experimentar os produtos brasileiros antes de comercializá-los. Após as Caravanas, 70 compradores internacionais e 55 empresas brasileiras e sul-americanas se reuniram no evento para apresentar os seus produtos para os estrangeiros. O interesse dos operadores pelo encontro reforça a imagem do Brasil como um dos pontos mais procurados no segmento de Ecoturismo e Aventura.


O número de participantes não foi o único recorde do evento. A Rodada de Negócios da edição 2009 registrou um aumento de 25% no número de operadoras internacionais. O crescimento reforça o segmento de Ecoturismo e Aventura como um forte aliado da divulgação de novos destinos brasileiros no exterior e mostra que o setor está em alta com a nomeação do Brasil como destino “Melhor da Aventura” (Best of Adventure), pela National Geographic Adventure e também com o faturamento nacional de R$ 490 milhões no ano passado.

Representantes de operadoras da Alemanha, Inglaterra e Espanha foram os que estiveram em maior número nas rodadas de negócios. Para a gerente de Apoio à Comercialização da EMBRATUR, Karem Basulto, o fundamental é a troca de experiências e informações. “Os encontros rendem negócios que podem ser fechados em um período de médio a longo prazo”, explica.

Como a maior parte dos operadores, o norte-americano Dan Moore, da Explorers 3 Adventures, veio ao Brasil em busca de novidades. “Vim ao Brasil à procura de destinos novos e de atrações diferenciadas e isso é exatamente o que encontramos aqui. A caravana que participei foi fundamental para conhecer de perto as belezas do Paraná e as rodadas de negócios serviram para fazer contatos com os outros destinos que não pude visitar”, completou.


Durante o evento, foram realizados dois tipos de encontros, os nacionais e os internacionais. No primeiro, operadoras e empresas associadas à ABETA tiveram a oportunidade de fazer negócios e trocar experiências. Já no segundo, operadores de receptivos brasileiros puderam fechar negócios com operadores e empresários internacionais de 16 países.

terça-feira, 15 de setembro de 2009

Pacote de obras turísticas para o Cumbuco

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A praia do Cumbuco, em Caucaia, será contemplada com melhorias do pacote de obras turísticas. O acesso rodoviário para o destino será pavimentado com investimentos de R$ 10.371.577,80. Outra obra no Cumbuco será a implantação do sistema de esgotamento sanitário da praia (R$ 40.356.223,32).

Jornal O Povo, caderno de Negócios, 15/09/2009.