sexta-feira, 27 de novembro de 2009

Turismo dos ventos

Na mais bela praia de Caucaia, os ventos propiciam a prática de Kitesurf, o que atrai turistas estrangeiros para o destino.
imagem 
Bar 0031
Ventos. Na direção e intensidade certas. Eis o principal atrativo da bela Cumbuco, em Caucaia, determinante à inserção da praia na rota do turismo internacional. A crescente procura pelo destino cearense está mudando a feição do lugar, criando novos hábitos, nova cultura, bem como incrementando atividades comerciais à beira-mar.

Junto com os ventos vêm também as competições esportivas - tais como a 7ª etapa do Circuito Mundial de Kitesurf, realizada entre 29 de outubro e 8 deste mês -, que ajudam a trazer para a praia do Cumbuco turistas de vários Estados brasileiros e de diversos países da Europa.

Com a chegada dos visitantes, a movimentação cresceu e a ruazinha Almirante Tamandaré, próxima ao mar, tornou-se ponto de encontro no Cumbuco. Restaurantes, barzinhos e até discoteca (a maioria dos estabelecimentos é propriedade de estrangeiros) oferecem serviços requintados. A clientela, via de regra, é composta de gente bonita, de pele clara, porém bronzeada, de várias nacionalidades e disposta a pagar bem pelo serviço de qualidade que recebe.

Como resultado, a Rua Almirante Tamandaré está para o Cumbuco assim como a "Broadway" para Canoa Quebrada. Naturalmente movimentada durante o dia, à noite ganha ares de via de cidade grande, com lazer sem hora para terminar e com restaurantes de cozinha que em nada ficam a dever aos situados nas grandes metrópoles.

Um exemplo é o bar e restaurante 0031, na Almirante Tamandaré, 180. Ali, belgas, holandeses, alemães, suíços, noruegueses, italianos e portugueses são os frequentadores mais assíduos.

O prédio pertence ao norueguês Willen Jan Roor, que alugou o restaurante para um outro estrangeiro e comercializa, atualmente, no bar. Há cerca de oito anos radicado no Brasil, é casado com uma brasileira que o ajuda em uma loja de venda de roupas moda praia.

Ao render elogios à praia do município de Caucaia, ele é enfático: não são os eventos esportivos que atraem o turista para a região, mas os ventos, classificados como no grupo dos melhores do mundo para a prática de kitesurf.

Raul Wetters, o holandês que comercializa no restaurante 0031, concorda e também se declara muito satisfeito com a opção de morar e trabalhar no Cumbuco, juntamente com a esposa Janete Wetters. "Graças aos ventos constantes e sempre na mesma direção, estamos aqui há três anos", diz, satisfeito com as vendas no restaurante de cozinha internacional, com pratos da Tailândia, Indonésia e outros. Dentre os mais pedidos, desponta a lagosta com camarão e polvo.

Na Pizzeria Itália - Germano´s Grill, casa de massas finas, de molhos e sabores inigualáveis, o fluxo de pessoas é constante. O dono, um cearense de Irauçuba, Germano Coelho - que começou no ramo como ajudante de garçom -, não esconde seu contentamento com o sucesso do empreendimento. Cerca de 80% da clientela vem do exterior e a pizza mais procurada é a de pepperone. "Aqui, trabalhamos todos os dias e sempre tem gente", diz sorrindo.

Fora do eixo da "Broadway" do Cumbuco, porém a 50 metros dali, outro restaurante chama a atenção pelo ambiente aconchegante. É o Castanho, localizado na Avenida dos Cajueiros,101. As primeiras mesas são iluminadas por luzes emolduradas numa espécie de lampião, que dão o clima de romantismo e sofisticação. Mas ali, também, o sabor da comida é determinante. Um dos sócios da casa, o belga Tom Brininks, adianta que o prato mais procurador é a costela de porco.

Para comprovar o seu otimismo com o negócio em pleno crescimento, sobretudo pelos europeus que visitam a praia, Tom Brininks anuncia que, recentemente, abriu no Cumbuco um outro comércio e desta vez sozinho. Trata-se de um ponto de venda de produtos de açaí, sorvete, creme e suco. Vale a pena investir no local, salienta. (Diário do Nordeste 27/11/2009,Caderno Turismo especial 23 anos, pág. 9)

Todos os caminhos levam à fé

27/11/2009

O santuário parece estar isolado do mundo, num ambiente de silêncio, paz e muita beleza predominante na paisagem natural.

clip_image001  clip_image001[4]


Localizado a 32 quilômetros de Fortaleza, no Garrote, município de Caucaia, o Santuário de Santa Edwiges se destaca no cenário, tendo a estátua da padroeira dos endividados como ícone, junto à Serra do Japuara. Eis o destino que se transformou, hoje, no terceiro ponto em peregrinação católica no Ceará, confirmando a fé inquebrantável de centenas de fieis que visitam o local no dia 16 de cada mês, data dedicada à santa.


Quando o dia 16 do mês "cai" num dia de semana, mais de duas mil pessoas comparecem ao santuário para assistir à celebração de missa campal em devoção à santa. Quando a data coincide com o fim de semana, sábado ou domingo, o número de peregrinos supera 20 mil. São pessoas simples e crédulas, que vêm dos mais diversos cantos do Ceará com o objetivo, não apenas de fazer pedidos, mas, muitas vezes, de agradecer as graças alcançadas. Devotos como Valdemar Araújo Rocha, 67 anos, aposentado, residente em Maranguape, que costuma ir ao santuário para agradecer; ou como dona Luisinha Viana, que não esconde que sua vida e a do marido "são exemplos da graça da Santa Edwiges".


Dona Luisinha e o esposo, o industrial, Ernani Viana, falam com alegria e dão testemunhos de fé. "Eu mesma alcancei muitas coisas", diz ela, acrescentando que os dois têm a sensação do dever cumprido. O casal, vale lembrar, é o mesmo que tomou a iniciativa de construir, no ano de 2002, o santuário em terreno de sua propriedade. De lá para cá, a romaria só tem aumentado.

"Senti vontade de fazer isso quando li a biografia da santa", confessa Ernani Viana. Para ele, o homem precisa plantar na Terra sementes em três áreas: no trabalho, na educação e na religião. Com 23,45 metros de comprimento, a estátua de Santa Edwiges é a maior em altura no País dentre as existentes em reverência a uma santa.


Descalços ou transportando santinhos, com flores ou velas nas mãos, os devotos percorrem a ladeira que os leva ao santuário. Muitos param e rezam em cada um dos painéis da Via Sacra, pinturas em alvenaria retratando cenas da paixão de Jesus.


Lá em cima, na chegada, o semblante, via de regra, é marcado por forte emoção. O contato com a natureza e com a santa não passa imune a ninguém. Transforma feições e corações. Quem vai ao local pela primeira vez quase sempre retorna em nova peregrinação e com a fé vivificada.


A Prefeitura de Caucaia, que ajuda a divulgar o santuário e estimula o sentimento de religiosidade, já prometeu que em breve irá fazer o calçamento do caminho de volta do santuário até a via Estruturante. Hoje, o percurso é de terra batida. (Diário do Nordeste,27/11/09, Caderno Turismo,pág. 6)

quinta-feira, 26 de novembro de 2009

Curso de Capacitação SECRETARIA DE TURISMO DE CAUCAIA X SENAC

A Secretaria de Turismo e Senac promovem capacitação para os funcionários dos meios de hospedagem, bares e restaurantes. No período de 8 de março até 4 de maio de 2010, os cursos ofertados serão: Condutor de turismo de aventura e Recepcionista para meios de hospedagem. As inscrições irão de 26 de novembro à 15 de dezembro de 2009 na Secretaria de Turismo de Caucaia e no Centro de Atendimento ao Turismo no Cumbuco. Maiores informações: Irandi Sousa no 3342-2323 ou Fabrícia no 3318-7363. Caucaia Rumo à Copa 2014!!!