sexta-feira, 4 de dezembro de 2009

MUITO MAIS DO QUE DESLIZAR

4/12/2009

Esporte, que surgiu nos EUA, na década de 1960, veio dos surfistas em busca de adrenalina nas dunas californianas

O Sandboard é um esporte que consiste basicamente em deslizar nas dunas, de pé, utilizando uma prancha de madeira como fundo revestido por fórmica. Simples, certo? Errado!
O Sandboard, como inúmeros outros esportes radicais, surgiu na Califórnia, na década de 1960. A busca por novas maneiras de sentir a adrenalina levou muitos jovens a pegar suas pranchas de surf e se aventurarem nas dunas californianas.
Hoje, o esporte está presente em diversas partes do mundo: Peru, Alemanha, África do Sul, Estados Unidos. No Brasil os Estados do Ceará, Rio Grande do Norte e Santa Catarina são os points dos praticantes.
E para quem está admirado em ver países como a Alemanha como um dos pólos do esporte, é bom saber que é lá que se realiza, há 18 anos, o mais importante evento de sandboard do planeta, válido como mundial da Categoria.
Apesar de nossas excelentes condições para a prática desse esporte, sobretudo no nordeste brasileiro, o sandboard só aportou aqui por volta do final da década de 1980 e início de1990, inspirado na beleza plástica de outro esporte radical por excelência, o Snowboard, seu correspondente na neve.
Não tardou para que virasse uma verdadeira febre que contagiou todas as praias do Ceará. E não é pra menos. Com um vasto litoral onde as dunas móveis representam um de nossos maiores cartões postais, não é de se admirar que o Sandboard crescesse tanto por aqui. E foi justamente daqui que surgiram alguns dos principais nomes do Sandboard nacional.
Um dos primeiros ídolos foi o multi-esportista Thiago Mancha. Primeiro Campeão Cearense de Sandboard, ele foi um dos grandes responsáveis pelo desenvolvimento do esporte em nosso estado e também pelo surgimento de vários outros atletas. Com sua postura profissional e um visual que lembrava muito os snowboarders, Thiago alçou o sandboard à categoria de Esporte Radical e colocou a Praia da Sabiaguaba, seu local de treinos, na rota do Sandboard Nacional.

SUCESSO FEMININO
Belas, vitoriosas e campeãs

Paralelo ao sucesso de Thiago Mancha, uma dupla de meninas sonhava em conquistar o mundo através de seus ´castelos de areia´, ou melhor, das dunas do Cumbuco: Tâmila Dalila e Géssica Veras. Entretanto, a luta destas duas guerreiras era bem maior que a de qualquer outro atleta. Além de toda a dificuldade do pioneirismo em um esporte, correndo atrás de patrocínio, elas ainda travavam uma dura batalha contra a barreira do machismo. Mas o maior desafio que elas enfrentaram residia na total ausência da categoria feminino nos poucos eventos existentes. A única saída era competir com os meninos.
O resultado desta história foi que, a partir desse nivelamento com a categoria masculino, o rendimento das duas amigas elevou-se ao ponto de colocá-las no topo das competições internacionais, culminando nos títulos de Campeã Mundial 2005, no Sandboarding World`s Championship, modalidade Slope Style, obtido por Géssica, com Tâmila como Vice-Campeã nessa mesma competição.
Mas a dupla não parou por aí. No mesmo ano da conquista mundial, Tâmila foi Campeã Sul-Americana, e a amiga foi vice. Em 2006, elas venceram também o Pan-Americano (Géssica) e o Brasileiro (Tâmila). Hoje, Tâmila é presidente da Federação Cearense de Sandboard, e Géssica trabalha na Associação Atletas da Luz (GN).

GEORGE NORONHA

JORNAL DIÁRIO DO NORDESTE
*ESPECIAL PARA O JOGADA

SANDBORD

Locais radicais: o sandboard está presente no Peru, Alemanha, África do Sul e EUA. No Brasil Ceará, Rio Grande do Norte e Santa Catarina são os points dos feras
Foto: Arquivo

ATLETAS C MINISTRO

Cearenses Tâmila e Géssica entregam troféu ao ministro dos esportes, Orlando Silva, em Brasília

Caucaia - Artesanato em evidência

O I Encontro de Negócios do Artesanato de Caucaia é uma oportunidade para dar visibilidade à produção local e gerar renda

O Sebrae no Ceará realiza na próxima quarta-feira (09), em Caucaia, o I Encontro de Negócios do Artesanato do município. Cerca de 80 artesãos de Caucaia e das comunidades de Iparana, Cumbuco, Sítios Novos, Garrote e Jurema irão comercializar seus produtos para empresários de Fortaleza em uma grande rodada de negócios. O objetivo é gerar oportunidades de negócios e renda aos artesãos do município, além de fortalecer e dar visibilidade ao artesanato local. O evento conta com a parceria da Prefeitura Municipal de Caucaia.     

O artesanato de Caucaia é composto de belas peças que se destacam pela diversidade de cores, formas, materiais e beleza singular. Os produtos que estarão à venda durante o Encontro são diversos e vão desde bijouterias a peças de decoração. Tudo feito de coco, bordado e fuchico, entre outros.

Até chegar ao primeiro Encontro de Negócios, os artesãos de Caucaia passaram por um longo processo de capacitação. Primeiro, no início do ano, o Sebrae fez um diagnóstico da situação do artesanato local e a partir das necessidades de melhoria e aperfeiçoamento constatadas nesse levantamento foi feito um planejamento de qualificação que já incluiu diversos cursos ao longo do ano de capacitação gerencial e tecnológica.

Além disso, foi feito um trabalho com a consultoria de Ethel Whitehurst que liderou o desenvolvimento de uma coleção de produtos para diversos grupos locais. Outra ação preparatória importante foi um workshop realizado na última quarta-feira (02), em Fortaleza, com foco na comercialização e no crédito, que são considerados pelos artesãos como os principais entraves na venda do artesanato.

O I Encontro de Negócios do Artesanato de Caucaia será realizado no Centro de Apoio ao Turismo do município. Esta ação faz parte do projeto da Costa dos Ventos, roteiro turístico integrado desenvolvido pelo Sebrae no Ceará, em parceria com as prefeituras dos municípios e com a iniciativa privada. O roteiro inclui além de Caucaia São Gonçalo do Amarante, Paracuru, Paraipaba e Trairi.  

De acordo com a gestora do projeto, Sandra Duarte, a idéia da iniciativa é harmonizar a oferta turística dos seis municípios, ampliando a sua competitividade no mercado, sem deixar de respeitar as peculiaridades de cada um. “O artesanato é uma importante produção associada ao turismo, que pode agregar valor ao destino e aumentar sua competitividade. Por isso, o Sebrae atua fortemente no sentido de qualificar o artesanato dos municípios que fazem parte da rota”, afirma.  

Sandra explica que a busca pela qualidade na prestação dos serviços ao turista e a inserção da comunidade no processo são metas do projeto, que terá sempre em foco a construção de um referencial cultural, principalmente com a inclusão do artesanato como um diferencial mercadológico. “As ações do Sebrae visam o incremento da comercialização desses destinos enquanto roteiro, e não mais isoladamente, trabalhando não só as empresas mais diretamente ligadas à atividade turística, mas também os segmentos de artesanato e cultura de forma a promover o desenvolvimento sustentável da região”, diz a gestora. 

O público alvo do projeto são os empreendedores formais e informais dos meios de hospedagem e alimentação, bugueiros, guias de turismo, artesãos e agentes culturais dos cinco municípios. O projeto vai beneficiar cerca de 300 empreendimentos formais e informais da cadeia produtiva do turismo local, atingindo mais de mil pessoas, gerando emprego e renda.

MATÉRIA -  JORNAL DIÁRIO DO NORDESTE

*CADERNO TURISMO – 04/12/09

quarta-feira, 2 de dezembro de 2009

Visita da Fondation Abbé Pierre pour le logement des défavorisés ao Centro Cultural dos Tapebas.

A ONG francesa Fondation Abbé Pierre, uma das mais atuantes no cenário da solidariedade internacional, mantém trabalhos com os Índios Tapebas em Caucaia. As representantes da Organização: Sra. Dominique-Cécile Varnat e Sra Soraya Vanini Tupinabá – Diretora Operacional da ADELCO- Agência para o Desenvolvimento Local Co-Produzido visitaram no dia 26 de Novembro, o Centro Cultural Tapeba. A ocasião também contou com as ilustres presenças do Secretário de Articulação Política João Bosco Ferreira e o Secretário Adjunto do Turismo Fernando Holanda.

A comitiva foi recebida por agentes da FUNAI e da direção do Centro Cultural Tapeba, que será contemplado nos projetos da SETUR Caucaia, onde criará um roteiro turístico especial para visita às instalações indígenas, os visitantes poderão comprar artesanato e conhecer toda natureza da reserva Tapeba.

IMG_1723[2] IMG_1722[7]
Crianças Tapebas no dia da visita.
Secretário de Articulação Política João Bosco Ferreira  

Caucaia homenageia o Dia da Bandeira.

Com a presença do Prefeito Washington Gois e Esposa, Vice Prefeito Paulo Guerra e Esposa e de todo o Secretariado, foi realizada a cerimônia de hasteamento do pavilhão nacional na rótula de acesso e entrada do município de Caucaia. A solenidade contou também com a presença de estudantes do primeiro e do segundo grau, que puderam presenciar o ato cívico e assistir a execução do Hino Nacional e do Hino de Caucaia, com apresentação da Banda Municipal local.
IMG_1697[2] IMG_1699[30]
Primeira Dama comparece ao evento. Prefeito no momento do hasteamento.
IMG_1706[4] IMG_1705[20]
Secretariado presente na solenidade. Estudantes cantam os Hinos.

SETUR - Caucaia participa de Curso sobre os 65 Destinos lançados pelo Ministério do Turismo.

Com apoio do SENAC, da Secretaria de Turismo do Ceará, do Fórum de Turismo de Fortaleza – FORTUR, e da Consultoria Módulo Solution for GRC, foi realizado no Centro Cultural Dragão do Mar, o Curso de Gestão do Projeto de Inserção e Desenvolvimento dos 65 Destinos Indutores no Brasil. Caucaia está contemplada no Projeto, pois pertence à Região Metropolitana da Grande Fortaleza, e todo o seu potencial turístico será beneficiado.

Os consultores Bruno Domingues e Luis Fernando Oliveira vieram especialmente de Brasília para ministrar o curso que contou com a presença do Secretário Adjunto do Turismo de Caucaia – Fernando Holanda, da Secretária do Turismo de Fortaleza – Patrícia Aguiar, dos Coordenadores do Fórum de Turismo de Fortaleza – FORTUR – Edgar Sá e Pedro Carlos Fonseca, da Secretária Adjunta do Turismo de Aquiraz, de técnicos da SETUR Ceará e da SETFOR.

IMG_1689[20] IMG_1670[16]
  Secretários Ajuntos do Turismo de Aquiraz e Caucaia.


IMG_1693[12]  

Consultores e representantes do FORTUR.

 

Campanha de Limpeza nas Praias de Caucaia

A natureza da estonteante Caucaia ganhou uma aliada, sendo esta a responsabilidade social que se insere constantemente em todas as ações do Município. Entre as várias ações já iniciadas, destaca-se a “Campanha de Limpeza nas Praias”, imprescindível para conscientização da população e dos próprios turistas face a proximidade da alta estação.

Toda essa manifestação de responsabilidade social aconteceu dia 15 de novembro entre 8:00 horas e 11:00 horas numa ação que contou com os seguintes parceiros: SEMACE, FUNDAÇÃO BRADESCO, SEINFRA, SETUR CAUCAIA, SECRETARIA DE SAÚDE, ASSESSORIA DE COMUNICAÇÃO DE CAUCAIA, SECRETARIA DE EDUCAÇÃO, SESI-CEARÁ E CAGECE.

A Metodologia utilizada teve a participação atuante de 10 Escolas Municipais com 10 alunos e representantes das Instituições, Secretarias Municipais, Empresas, Fundações, representantes das Cooperativas de Bugueiros e Colônia de Pescadores que foram divididos da seguinte forma:

  • Ponto 1

Pedágio da Ponte sobre o Rio Ceará

Escolas Participantes: EEIEF Pedro Laurindo e EEIEF Erbe Teixeira

Atividade: Blitz com Distribuição de sacolas de lixos veiculares e material informativo.

Distribuição de Material : 200 Kits contendo sacolas de lixo veicular e panfletos.

  • Ponto 2

Praia da Tabuba

Local de Concentração: EEIEF Luzia Correia Sales

Escolas participantes: EEIEF Luzia Correia Sales, EEIEF Santa Rita de Cássia, EEIEF Adriano Martins e EEIEF Celina Sá Moreira.

Atividade: Mutirão de Limpeza da praia e abordagem dos usuários da praia.

Distribuição de material : 200 kits contendo sacolas de lixo veicular, sacola de lixo individual e panfletos

  • Ponto 3

Praia do Cumbuco

Local de Concentração: Centro de Apoio ao Turismo – Cumbuco

Escolas Participantes: EEIEF Helena de Aguiar Dias, Fundação Bradesco, EEIEF César Nildo e EEIEF Verônica Maria de Menezes.

Atividade: Mutirão de Limpeza da praia e abordagem dos banhistas.

Em todo o percurso, os participantes fizeram a retirada de resíduos nas praias, colocando-as em sacolas de lixo veicular e posteriormente as transportavam para o caminhão caçamba cedido pela Secretaria de Infraestrutura de Caucaia.

clip_image001

Funcionários das Instituições iniciam a Campanha.