O I Encontro de Negócios do Artesanato de Caucaia é uma oportunidade para dar visibilidade à produção local e gerar renda
O Sebrae no Ceará realiza na próxima quarta-feira (09), em Caucaia, o I Encontro de Negócios do Artesanato do município. Cerca de 80 artesãos de Caucaia e das comunidades de Iparana, Cumbuco, Sítios Novos, Garrote e Jurema irão comercializar seus produtos para empresários de Fortaleza em uma grande rodada de negócios. O objetivo é gerar oportunidades de negócios e renda aos artesãos do município, além de fortalecer e dar visibilidade ao artesanato local. O evento conta com a parceria da Prefeitura Municipal de Caucaia.
O artesanato de Caucaia é composto de belas peças que se destacam pela diversidade de cores, formas, materiais e beleza singular. Os produtos que estarão à venda durante o Encontro são diversos e vão desde bijouterias a peças de decoração. Tudo feito de coco, bordado e fuchico, entre outros.
Até chegar ao primeiro Encontro de Negócios, os artesãos de Caucaia passaram por um longo processo de capacitação. Primeiro, no início do ano, o Sebrae fez um diagnóstico da situação do artesanato local e a partir das necessidades de melhoria e aperfeiçoamento constatadas nesse levantamento foi feito um planejamento de qualificação que já incluiu diversos cursos ao longo do ano de capacitação gerencial e tecnológica.
Além disso, foi feito um trabalho com a consultoria de Ethel Whitehurst que liderou o desenvolvimento de uma coleção de produtos para diversos grupos locais. Outra ação preparatória importante foi um workshop realizado na última quarta-feira (02), em Fortaleza, com foco na comercialização e no crédito, que são considerados pelos artesãos como os principais entraves na venda do artesanato.
O I Encontro de Negócios do Artesanato de Caucaia será realizado no Centro de Apoio ao Turismo do município. Esta ação faz parte do projeto da Costa dos Ventos, roteiro turístico integrado desenvolvido pelo Sebrae no Ceará, em parceria com as prefeituras dos municípios e com a iniciativa privada. O roteiro inclui além de Caucaia São Gonçalo do Amarante, Paracuru, Paraipaba e Trairi.
De acordo com a gestora do projeto, Sandra Duarte, a idéia da iniciativa é harmonizar a oferta turística dos seis municípios, ampliando a sua competitividade no mercado, sem deixar de respeitar as peculiaridades de cada um. “O artesanato é uma importante produção associada ao turismo, que pode agregar valor ao destino e aumentar sua competitividade. Por isso, o Sebrae atua fortemente no sentido de qualificar o artesanato dos municípios que fazem parte da rota”, afirma.
Sandra explica que a busca pela qualidade na prestação dos serviços ao turista e a inserção da comunidade no processo são metas do projeto, que terá sempre em foco a construção de um referencial cultural, principalmente com a inclusão do artesanato como um diferencial mercadológico. “As ações do Sebrae visam o incremento da comercialização desses destinos enquanto roteiro, e não mais isoladamente, trabalhando não só as empresas mais diretamente ligadas à atividade turística, mas também os segmentos de artesanato e cultura de forma a promover o desenvolvimento sustentável da região”, diz a gestora.
O público alvo do projeto são os empreendedores formais e informais dos meios de hospedagem e alimentação, bugueiros, guias de turismo, artesãos e agentes culturais dos cinco municípios. O projeto vai beneficiar cerca de 300 empreendimentos formais e informais da cadeia produtiva do turismo local, atingindo mais de mil pessoas, gerando emprego e renda.
MATÉRIA - JORNAL DIÁRIO DO NORDESTE
*CADERNO TURISMO – 04/12/09