Com a presença do Prefeito em Exercício de Caucaia, Cel. Paulo Tarso de Magalhães Guerra, e do Procurador Geral do Município, Dr. Ricardo Ibiapina, empresários dos trade turístico, investidores, presidentes de associações e cooperativas, reuniram-se no Centro de Apoio ao Turismo do Cumbuco, no dia 22 de julho de 2009, para debate de propostas de consenso para o nosso Decreto Lei Estadual que define o Zoneamento Ecológico-Econômico do Litoral Cearense.
O Fórum de Turismo do Ceará, Instância de Governança do Turismo do Destino Indutor Fortaleza, compreende os municípios de Caucaia, Fortaleza, Aquiraz e Maracanaú.
O Colegiado defende a preservação de 90% do campo de dunas, baseado nos 7 argumentos principais listados abaixo:
- O Setor do Turismo defende a preservação da paisagem natural como atrativo turístico;
- O FORTUR-CE defende um modelo de implantação harmonioso entre a atividade turística e os parques eólicos;
- O FORTUR-CE é a favor da manutenção da norma que garante a preservação de 90% do campo de dunas;
- O "DECRETO DO ZEE" deveria estabelecer "diretrizes gerais";
- O FORTUR-CE defende a autonomia dos municípios para disciplinar o uso e ocupação do seu território;
- O cancelamento de licenças ambientais já concedidas e a Copa de 2014;
- Sobre a falta do estudo técnico-científico que embasou o "Decreto do ZEE"-2009.
A AGE foi muito participativa com a presença de Secretários de Turismo dos Municípios de Caucaia, Paracuru e Itarema, preocupados com a sobrevivência e o desenvolvimento econômico-social de toda a cadeia produtiva de seus municípios.
Nova AGE será realizada dia 23 de julho de 2009 em Beberibe, onde os municípios da Costa Leste manifestarão suas opniões sobre a postulação geral colocada pelo Fórum de Turismo do Ceará.
Em Caucaia, todos os ítens da postulação foram aprovados e mantidos, tendo o Prefeito em Exercício, Cel. Paulo Guerra registrado discurso em que o município de Caucaia trabalhará pela legislação que for mais adequada ao Desenvolvimento social e econômico do povo de Caucaia.