Foi comemorado no planeta Terra , no dia 27 de março a Hora do Planeta.
Trata-se de evento de caráter institucional, voltado aos seres humanos, que tem como objeto a conscientização de atos e atitudes que estão sendo feitos, no sentido de alertar a proteção e respeito ao planeta Terra.
Com expressiva adesão mundial, o evento traduz-se em mais uma tentativa de alertar o homem no sentido de desenvolver com as futuras gerações o legado da consciência ambiental.
O Brasil engajado nas políticas de proteção ambiental junto ao Ministério do Meio Ambiente, Governos Estaduais e Prefeituras Municipais, aderem ao evento, oportunidade ímpar de mostrar ao mundo através da cobertura mediática que foi realizado no dia 27 de março de 2010, entre 20.30h e 21.30 h (hora de Brasília) quando prédios públicos, escolas, logradouros públicos e turísticos, hotéis, igrejas e entidades privadas que desejaram aderir ao movimento, desligando suas luzes por uma hora em sinal de respeito e adesão.
A cidade de Fortaleza a quinta maior capital do país e o município de Caucaia na sua região metropolitana foram indicados para representar o evento.
Ato simbólico, não político-, que evidentemente tem tido participação popular, em todas as os níveis da sociedade civil, apresenta como oportunidade para as cidades sedes dos Jogos da Copa de 2014, já começar a trabalhar a sua conscientização ambiental, cujos resultados e cobertura fotográfica servirão como itens e documentação do município,.
Para tanto o IMAC- Instituto do Meio Ambiente de Caucaia, junto com as Secretaria do Turismo e Cultura organizou localmente o evento, fundamentado na política de proteção ambiental que vem rigidamente sendo trabalhado no município, nos demais segmentos como o turismo, educação, cultura, assistência social, desenvolvimento econômico, infra-estrutura, saúde, parlamento e o credo local.
Na Praça da Matriz, foram desligadas as luzes do Cruzeiro, dos prédios públicos, da rótula da BR222 onde se encontra o pavilhão nacional e sede da prefeitura.
Hotéis e pousadas também desligaram as lâmpadas de suas portarias em sinal de adesão e respeito ao evento.
A Secretária de Turismo Flor de Liz, falou em nome do Prefeito de Caucaia, na solenidade que contou com a Secretária de Cultura Ana Jereissati, do presidente do IMAC João Arthur, o representante da comunidade indígena Tapeba, Cacique Dourado, do Pároco da matriz e contou com a presença de atletas olímpicas de Caucaia, estudantes e público geral.
Cacique Dourado, Sra. Flor de Liz – Secretária de Turismo de Caucaia e Sr. João Arthur – Presidente do IMAC. | Paroco de Caucaia com Secretários do Governo Municipal de Caucaia. |