segunda-feira, 22 de março de 2010

Centro de Turismo é reinaugurado

 

Diário do Nordeste – 17/03/2010

 

Um dos mais tradicionais equipamentos turísticos do Centro de Fortaleza, o Centro de Turismo, também conhecido como Emcetur, foi reinaugurado na manhã de ontem. As obras de melhoria, iniciadas em dezembro de 2008, consumiram R$ 1.976.640 em verbas oriundas do Tesouro Estadual e do Ministério do Turismo.

No entanto, estruturas que estavam inclusas na reforma, como o restaurante fechado há 14 anos e a recuperação do Museu da Mineralogia, estão prontas, mas sem previsão de funcionamento. Na ocasião, também foi assinada ordem d serviço para reforma do Teatro Carlos Câmara, fechado há 15 anos.

O turista que vem a Fortaleza, além de aproveitar o sol, o mar e o calor do povo hospitaleiro, procura conhecer o artesanato local. No entanto, um dos maiores centros de artesanatos da Capital, não estava atraindo atenção desse público nos últimos anos. Faltava incentivo. Essa realidade começou a mudar quando o Governo do Estado assinou a ordem de serviço para reforma geral do equipamento.

O local, onde funcionam 104 lojas que comercializam e promovem o artesanato e culinária cearenses, recebeu novas estruturas elétricas, de refrigeração, banheiros, restaurantes, lanchonete, quiosque, além de um estacionamento para 42 veículos, um museu e novo playground.

A turista Fernanda Silva elogiou o espaço e o classificou como um polo da cultura. "Já tinha ouvido falar, mas nada se compara a ver pessoalmente. O espaço foi planejado para receber bem o turista", disse.