Regina Mamede, enviada da ASN a São Paulo – 28/05/2010
Prática de kitesurf é uma das atrações de Caucaia, São Gonçalo do Amarante, Paracuru, Paraipaba e Trairi
São Paulo – Turistas que apreciam o litoral cearense ganharam hoje mais um motivo para visitar as belas praias da região. Batizado de Costas dos Ventos, o novo destino integra os municípios de Caucaia, São Gonçalo do Amarante, Paracuru, Paraipaba e Trairi. Até julho, a expectativa é receber cerca de 55 mil visitantes. O destino foi lançado no Salão de Turismo nesta quinta-feira (27), em São Paulo.
O roteiro, concebido pelo Sebrae e parceiros, quer mostrar o paraíso já descoberto pelos praticantes de esportes náuticos. Sol o ano todo, temperaturas do ar e da água por volta de 25º, praias cercadas por dunas e lagoas de água doce e, principalmente, ventos constantes. Por este conjunto de fatores, o belga Kris Dom, ex-modelo e praticante de kitesurf, decidiu que a praia de Cumbuco, a cerca de 30 km de Fortaleza (CE), era o melhor lugar para morar.
Há sete anos, o então modelo deu lugar ao empresário. Em sociedade com o amigo Damien Ayala, começou com uma escola de kitesurf. A fama crescente do lugar entre os esportistas era tamanha que eles decidiram abrir também em 2007 o Duro Beach Hotel. “Aqui é a meca dos esportistas porque venta todo dia, o tempo inteiro. As condições são tão excepcionais que nunca precisamos fazer propaganda do nosso negócio”, resume.
Empresários como Kris são comuns nesta região, uma referência neste esporte. De julho a novembro, acontecem etapas do circuito nacional e internacional. Agora, o desafio é trazer também outro perfil de turista para abrir o leque de oportunidades para outros negócios.
“Já temos uma boa infraestrutura, com uma autoestrada até Fortaleza, bons restaurantes, hotéis e pousadas e ainda este ano abre outro hotel com um campo de golfe. Estamos trabalhando duro para transformar essa região em uma referência do turismo”, afirma o subsecretário municipal de Turismo de Caucaia, Fernando Holanda.
Agência Sebrae de Notícias