terça-feira, 8 de setembro de 2009

Beleza a toda prova no Cumbuco

Caucaia recebeu 16 beldades belgas para a disputa da Miss Sports Belgium 2009.

 

clip_image001

Se a Praia de Flecheiras, em Trairi, tem o No Limite, a Praia do Cumbuco, em Caucaia, também pode se gabar de ter o seu reality show. E um reality show cercado de beleza. É que Caucaia está sediando a edição 2009 da Miss Sports Belgium, que elege a mais bela garota esportista da Bélgica. Durante esta semana, 16 belgas-entre 18 e 25 anos - disputaram provas inusitadas. “Não estou acostumada com o clima daqui. Mas confesso que está sendo divertido. Ontem (quinta-feira), a gente andou de jegue. É esse o nome, não é?”, perguntou Frauke Lintermans, 25.


Durante cinco dias, as misses belgas participaram de provas tradicionais do calendário cearense. Ao todo, foram quatro provas (corrida de jegue, sandboard, corrida de aventura e kitesurfe) e um passeio de bugue pelas dunas do Cumbuco. “Você acha que não precisa tomar água nestas praias. Mas precisa, viu? O sol é muito forte”, brincou Maaike Lauwaerts, 22, lembrando que na sua província belga de Oost-Vlaanderen o clima é bem frio.


Mas já é tradição da Miss Sports Belgium ter uma de suas fases em outro País. Em 2008, as concorrentes foram parar na Namíbia, no continente africano, em condições jamais experimentadas.

Este ano, logo após a primeira fase, que foi eliminatória e reuniram 150 garotas, o próximo passo foi saber em que local do território brasileiro seriam as competições. “Nós já competimos em outras coisas antes de chegar aqui ao Ceará. Fizemos corrida de quadriciclos nas dunas”, comentou Karlien Bosmans, 21. Maranhão e Piauí também já receberam o evento desta edição.


Todas as participantes praticam algum tipo de esporte ou atividade física. Por isso, tornaram-se aptas a disputar o título de Miss Belga dos Esportes. A maioria o faz de forma amadora. O POVO encontrou meninas que fazem desde academia até snowboard, nos montes suíços. Na próxima terça-feira, todas voltam para a Bélgica. Serão três escalas até desembarcarem em Bruxelas.


Aí é se preparar para a finalíssima na própria Bélgica, em outubro. Lá, elas vão competir em um concurso de dança. E, de quebra, fazer algo que até agora ninguém lembrou. A prova básica para qualquer concurso de miss pelo mundo. Responder aquelas clássicas pergunta sobre ecologia, política e mundo. “Essa é parte menos emocionante”, sorriu à bela Joke Segers. (Roberto Leite, enviado a Caucaia - robertoleite@opovo.com.br)