VELAS COLORIDAS vão invadir as praias de Cumbuco e Iparana, em Caucaia, em dois finais de semana de outubro próximo, aquecendo o turismo e beneficiando toda a cadeia produtiva do setor.
O município de Caucaia, na Região Metropolitana de Fortaleza, está se preparando para comemorar o aniversário de 250 anos de sua emancipação política. De 10 a 15 de outubro, haverá uma intensa programação com atrações culturais, atividades esportivas, premiações, entre outros.
Um dos destaques é o V Circuito de Regatas, que será realizado em duas etapas: uma na praia de Iparana, no dia quatro de outubro; e outra no Cumbuco, no dia 18 de outubro.
O V Circuito de Regatas tem como tema o resgate das tradições dos jangadeiros de Caucaia e sua preocupação com a preservação do Meio Ambiente. As duas etapas das regatas contarão com a participação de mais de 10 mil pessoas, entre jangadeiros, comunidade local, homenageados e visitantes.
Na etapa de Iparana estão inscritos 55 barcos que irão participar da competição de paquetes. Além disso, a programação conta ainda com desfile das candidatas a "Garota Regata 2009", entrega de prêmios e shows musicais. No Cumbuco, haverá também a competição de paquetes, com 38 barcos inscritos. Estão na programação, ainda, uma corrida de jegue, a escolha da "Garota Regata 2009", chegada de motociclistas, entrega de prêmios e show musicais.
Além das regatas e das apresentações musicais e culturais, os visitantes terão uma exposição de artesanato. A idéia é fortalecer a cultura da região e promover a preservação do meio ambiente, uma vez que as regatas estimulam a manutenção da pesca artesanal realizada pelos pescadores da região.
De acordo com a secretária de Turismo de Caucaia, Flor de Liz, o objetivo é fortalecer um evento tradicional que já faz parte do calendário de eventos não só do município, mas também do Estado. "Queremos gerar fluxo turístico e beneficiar a cadeia produtiva do turismo, além de promover a cultura local", diz.
O V Circuito de Regatas é uma realização da Prefeitura de Caucaia, através da Secretaria de Turismo, e da Colônia de Pescadores Z-07, com apoio do Sebrae/CE e de outras secretarias do Município.(Diário do Nordeste, caderno de Turismo, sexta-feira 11 de setembro de 2009).