sexta-feira, 15 de janeiro de 2010

Caucaia capacita mais de um profissional por dia em 2009 e trabalha sua infra-estrutura turística.

 

DSC02172

I ENCONTRO DE NEGÓCIOS DO ARTESANATO REALIZADO EM DEZEMBRO DE 2009 NO CENTRO DE APOIO AO TURISMO NO CUMBUCO.

 

Aos poucos o litoral de Caucaia será em muito breve um verdadeiro high spot do turismo nacional e não resta dúvida que este futuro está muito próximo.

Ao lado de Fortaleza, com suas estradas de acesso às praias do Cumbuco, Tabuba, Barra do Cauipe, Icaraí, Iparana, o litoral ressurge como o novo destino de veraneio, com praias contando com excelentes índices de balneabilidade e potencial de esportes de ventos.

As ações coordenadas e obras, apontam para as inspeções técnicas que a região será submetida visando acolher um grande número de visitantes para a Copa Mundial de Futebol de 2014.

A praia do Cumbuco, contabiliza seu acréscimo expressivo nos numero de leitos com a disponibilidade de hotéis como o Kariri Beach, EcoParadise, Duro Beach, Golfinho e pousadas de charme como a Windtown e Maracujá entre outras.

Curioso e interessante é ver o charme e elegância do Hotel Itaca, que se encontra em processo de soft openning, instalado em antiga mansão e que foi meticulosamente transformada por engenheiros espanhóis especialistas em hotelaria, que deram às suas 18 suítes, um referencial sofisticado e aconchegante que elevará o nome da praia e seus potenciais.

Em Iparana conta-se com a Colônia Ecológica do SESC, conhecida em por acolher comerciários e esportistas de todo Brasil com seu amplo parque poli desportivo.

Na mesma praia encontra-se também em regime de soft openning o Iparana Paradise Hotel , com investimento de grupo francês que transformou o velho Hotel Iparana em pequeno hotel de charme com 85 apartamentos com características francesas, oferecendo também ótimo restaurante.

Enquanto o Villa Galé Cumbuco, encontra-se em ritmo veloz de construção, com suas 450 unidades divididos em chalés e apartamentos,tendo ao lado um condomínio de luxo, que usará seus serviços hoteleiros, contará com equipamentos sofisticados de refrigeração, manutenção,reciclagem de lixo, iluminação, tratamento de água e dejetos. O campo de golfe de 18 buracos está em fase de implantação entre dunas cuidadosamente arborizadas, atendendo as rigorosas leis ambientais.

Para tanto a Prefeitura de Caucaia através de sua Secretaria de Turismo e as demais afins, deflagraram um verdadeiro mutirão de obras e ações preventivas no sentido de salvaguardar a segurança, limpeza, capacitação, tornando a região mais competitiva e qualificada para o turismo familiar e de esportes como segue:

Infra- estrutura- Com a chegada de investimentos de grande porte no vizinho CIPP- Complexo Industrial e Portuário Porto do Pecém, e o inicio dos trabalhos de construção da Companhia Siderurgia do Ceará, e a implantação da refinaria e termelétrica, o grande número de executivos, técnicos, brasileiros e estrangeiros se servirão da capacidade hoteleira e flats da região para suas permanências sazonais.

Vislumbra-se a requalificação e ordenamento da área do pedágio sobre a Ponte do Rio Ceará, local divisa de do município com a 5ª maior cidade do país, onde devem ser instalados postos de serviços, correios, informações turísticas, segurança e patrulhamento, farmácia, loja de conveniência e show room para mostra de artesanato local.

O litoral de Caucaia foi contemplado pelo Prodetur-Nacional, com obras de iluminação da praia do Cumbuco, saneamento da praia do Cumbuco, pavimentação de estradas e sinalização turística.

Segurança Turística: Trabalho assíduo e ostensivo da AMT com o patrulhamento de ruas e praias que em conjunto vem articulando com Procuradoria Geral do Município e órgão competentes o ordenamento do uso do solo e praias, o trânsito de buggies e quadriciclos e a retirada efetiva do serviço de passeios de cavalos na beira da praia, que causam sujeira e insegurança aos banhistas.

Proteção Ambiental: Trabalho em conjunto com o IMAC- Instituo do meio Ambiente de Caucaia, que em consonância com a SEMACE, exercem rigorosa fiscalização na proteção ambiental envolvendo praias, dunas, manguezais. Outra obra que está sendo iniciada é a construção do “ bagwall” entre Iparana até Icaraí, com a construção de sistema sofisticado de contenção de marés, através de enrocamento que gerará ganho de praia. As obras começam por Icaraí, a área mais devastada -, cujo perfil é semelhante o que foi feito em Maceió com sucesso.

Limpeza Pública: Desde novembro passado a SETUR com a SEINFRA, trabalham em regime de mutirão na limpeza de ruas, avenidas, praias e dunas, em face da chegada da alta estação turística;

Vigilância Sanitária e Poluição Sonora- Desde novembro as blitzes de vigilância sanitária coordenadas pela a SETUR, têm feito trabalho de checagem de padrões de limpeza nos bares e restaurantes, oferecendo cursos de capacitação aos proprietários e funcionários. As blitzes de combate a poluição sonora em logradouros públicos, bares e restaurantes e residências ganhou a simpatia popular e vem sendo exercida semanalmente.

Vigilância e Combate à Exploração Sexual Juvenil: Em ações conjuntas com Conselho Tutelar, Pastoral do Turismo Juizado da Infância e da Juventude e SETUR, ações intrínsecas no combate ao turismo e exploração sexual em todos os bairros de Caucaia.

Capacitação Profissional: Foram realizados no ano de 2009, cursos em parceira com SEBRAE-CE e SENAC nas áreas de criativismo e associativismo para a Associação MAROESTE e grupos de artesãos, seguidos de cursos de planejamento estratégico para capacitar aos profissionais que trabalharão na tapiocaria que está sendo aberta no Centro de Apoio ao Turista de Cumbuco, curso de informante turístico, curso de atendimento ao cliente, curso de marketing para vender, curso de garçom, curso de bartender, curso de costureiro, curso de massoterapeuta, que contabilizou a participação de 390 alunos.

Eventos de Promoção Turística e Cultural:

Foi realizado o famoso Carnaval de Caucaia e em outubro o município comemorou solenemente 250 anos de Emancipação Política, com 5 dias de festividades.

O Circuito de Regatas realizado nas praias de Iparana e Cumbuco marcaram a presença de volumosa presença de público.

O turismo religioso também recebeu um olhar carinhoso da Secretaria, apoiando o Dia de Santa Edwirges, e a Festa da Padroeira Nossa Sra. dos Prazeres.

O Festival da Carnaúba tradicionalmente realizado pela a com unidade indígena Tapebas, teve a cooperação da SETUR, que fará trabalhos conjunto no sentido de promover visitas turísticas coordenadas no local remanescente.

Para finalizar o ano, foi realizado o evento Natal de Luzes, com iluminações estratégicas em pontos de destaque da cidade, e show artísticos para a população.

Com o crescente do interesse pelo artesanato de Caucaia e depois de diversos cursos em parceria com o SEBRAE, foi realizado no Centro de Turismo de Cumbuco o I Encontro de Negócios do Artesanato de Caucaia, que contou com expressivo numero de compradores de Fortaleza, da cadeia produtiva turística e de publico interessado.

Em todos os eventos foram divulgados a Campanha Nacional de Combate ao Abuso e Exploração Sexual da Criança e Adolescente .

No setor de promoção de Caucaia como destino turístico, a SETUR participou em 2009 do Workshop CVC, da BNTM , da Feira Roteiros do Brasil, da Feira das Américas e da AVIRRP em Ribeirão Preto.