O secretário de turismo Bismarck Maia faz um balanço sobre as ações desenvolvidas pelo Governo do Estado em 2009 e projeta um desenvolvimento ainda maior para 2010
O Secretário de Turismo do Ceará, Bismarck Maia, reitera que o Governo Cid Gomes está construindo um Estado para próximos 30 anos, com ganhos para nativos e turistas. |
Em 2009, uma das prioridades da Secretaria do Turismo do Estado foi a promoção do destino Ceará. Qual foi o resultado desse investimento?
Bismarck Maia - Foram aplicados R$ 35 milhões em mídia nacional e internacional, priorizando espaços importantes e de grande visibilidade nos maiores mercados emissores de turistas para o Ceará.
A publicidade, com alegre e forte apelo, deixou no imaginário da população brasileira e também dos estrangeiros o desejo de vir conferir toda essa alegria que podemos oferecer.
O crescente número de visitantes, principalmente no segundo semestre de 2009, não nos surpreende. Fizemos o dever de casa. Optamos por espaços publicitários de grande retorno. E ainda, a Setur participou, de forma agressiva, de todos os eventos especializados, nacionais e internacionais do calendário do setor de turismo. Deixamos o Estado com um fluxo turístico perene.
Revistas como a Carta Capital, Quem, Caras e Época circularam o ano inteiro com nossas belas paisagens. Os VTs veiculados nas principais emissoras de televisão, no Rio de Janeiro e São Paulo, foram feitos para atrair diversos públicos, principalmente famílias e os que estão em busca de adrenalina e aventura.
Nos cinemas de Minas Gerais, Amazonas, Brasília, Curitiba, Porto Alegre, São Paulo, capital e interior e, no Nordeste, e nos outdoors, as propagandas aguçaram nos viajantes a vontade de conferir todo o nosso diferencial competitivo.
Os programas da Rede Globo, Malhação, veiculado em janeiro de 2009, e No Limite, no ar por dois meses, do final de julho ao final de setembro, foram fundamentais para a escolha do roteiro de muitos brasileiros. Isso sem contar com as participações especiais nos programas "Mais Você" e Domingão do Faustão.
Nenhum outro Estado do Brasil investiu tanto em promoção em 2009 como o Ceará.
Essa promoção, que continuará intensa em 2010, é a preparação para um destino diferenciado, em razão do patamar que o Governo do Estado, por meio da Setur/CE, quer atingir com forte investimento em infraestrutura turística para o Ceará.
Quais são essas obras?
Encaminhamos todas as macro-estruturas necessárias para o Ceará ser um grande destino turístico. Estamos construindo o Centro de Eventos do Ceará - o segundo maior espaço para a realização de feiras e eventos do País - e o aeroporto de Aracati. Enviamos para licitação os projetos de construção do aeroporto de Jericoacoara e do Acquario Ceará.
Também estamos duplicando e construindo rodovias turísticas, tais como a CE 040, no litoral Leste, e trechos ligando as praias do litoral Oeste até a fronteira com o Piauí, além da rodovia Granja/Viçosa , roteiro de 69,41 km da CE-311 e CE 362, ligando dois importantes polos turísticos e que atende a uma solicitação antiga das duas regiões; iniciamos processos de licitação do saneamento básico do Cumbuco e Porto das Dunas.
Além disso, no litoral Oeste foram concluídos e inaugurados os trechos da CE 085 entre Jijoca/ Parazinho e Parazinho/ Granja.
Também concluímos os percursos da CE 085 que ligam os municípios de Barrento a Aracatiara, Aracatiara a Itarema, Itarema a Almofala e encontram-se em execução os trechos da CE 176 entre as localidades de Amontada/Aracatiara/Icaraí.
São inúmeras, também, as obras em andamento que qualificam os destinos: restauração do patrimônio histórico; sinalização turística de Fortaleza e dos litorais Leste e Oeste; iluminação e urbanização de praias, além de instalação de portais em diversos municípios.
Como venho dizendo desde o início do Governo, estamos construindo um Estado para os próximos 30 anos, criando condições para o povo progredir.
Temos que qualificar o interior, criando produtos independentes da Capital, que façam com que o Ceará seja entendido lá fora como destino turístico forte. O Ceará não é do tamanho de Fortaleza.
O que a Secretaria de Turismo planeja para 2010?
Em 2010, o Ceará terá inaugurações de obras turísticas em diversas regiões e localidades do Litoral Oeste, Leste e Cariri. Além disso, vamos continuar investindo em promoção turística e qualificação do destino Ceará.
Em termos de capacitação do trade, o Estado está induzindo, mas essa ação compete ao setor privado, que tem que se interessar e treinar seus funcionários.
Mesmo assim, já está definido que, no primeiro trimestre deste ano, cerca de 6 mil profissionais e empresários serão capacitados numa iniciativa da Secretaria do Turismo. Precisamos gerar diferenciais competitivos e um dos meios é para tal é ofertar serviços com qualidade.
Já contamos com elementos favoráveis como a reconhecida hospitalidade cearense, mas precisamos ser ousados. Por isso, realizaremos ações visando resultado no curto prazo, ao mesmo tempo em que estaremos construindo o futuro, pois iremos além da capacitação, trabalhando a educação para a atividade turística e a consciência de que o turismo pode mudar mais rapidamente o perfil socioeconômico da nossa terra e da nossa gente.
Temos que ter bastante claro que, a cada momento em que solicitam um serviço ou um produto, os turistas estão avaliando o destino Ceará.
Qual a importância da parceria da Secretaria do Turismo do Estado com o Sebrae/CE para o desenvolvimento do Turismo no Ceará?
A parceria da Setur com o Sebrae é vital para o turismo do Ceará. Como a nossa atuação será integrada com a iniciativa privada, precisamos de entidades com know-how na área.
Na maioria das regiões turísticas cearenses, os pequenos negócios movem a cadeia produtiva. Para esses empreendedores cearenses, a nossa política será a de estimular a melhoria de seus equipamentos e principalmente os seus serviços.
Por isso, a nossa ação passa precisamente pela atuação do Sebrae no Estado. Lembrando ainda que as instituições financeiras também terão um importante papel nessas ações. O trabalho em conjunto viabilizará as condições mais favoráveis para a implantação e a modernização dos mais diversos negócios turísticos em todo o Ceará. (Diário do Nordeste, 08/01/2010, Caderno Turismo, pág. 5).